PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE SEGURANÇA NAS ESCOLAS:

10/05/2023

Porque não colocar a Polícia Militar dentro da escola?

R: Não há legislação em vigor que permite que polícia permaneça dentro de uma escola, exceto em caso de ocorrência e também não há efetivo disponível para tal. Também não há legislação que permita armas dentro da escola.

Porque não colocar porta com detector de metais nas entradas ou detector portátil?

R: Geralmente nossas escolas têm em torno de 200 alunos por turno que devem entrar na escola em um tempo estimado de 10 minutos, onde seriam necessários mais de uma porta, talvez quatro. Ao soar o alarme de um aluno, a porta trava e ninguém mais entra, devendo este aluno ser revistado. Não há legislação em vigor que autorize vistoriar uma bolsa de um menor de idade e muito menos proibir o mesmo de ingressar numa sala de aula. Lembrando que a maioria dos cadernos tem espiral de arame. O mesmo vale para o detector portátil.

Quanto tempo dura um ataque e qual a meta de um invasor?

R: O planejamento de um ataque demora em média de 3 a 4 minutos e a meta é matar de 1 a 10 pessoas.

Na maioria dos casos o agressor é de dentro ou de fora da escola?

R: Segundo estudos do FBI e mesmo do Brasil, mais de 90% dos casos o agressor é aluno integrante da escola ou ex-aluno recém transferido ou expulso, ou seja, conhecem muito bem o ambiente que planejam o crime.

O professor ou servidor pode trancar a sala de aula por dentro?

R: Não. Depois do incidente da Boate Kiss, todo ambiente frequentado pelo público tem que ter livre acesso à saída. Também pelos resultados das pesquisas, como a maioria dos casos os agressores são os próprios alunos, se o mesmo estiver dentro de uma sala trancada, a chance de cometer maior número de crimes é grande.

As concertinas são medidas seguras para as escolas?

R: Depende. A concertina dificulta a entrada de invasores, mas como a maioria dos ataques são provindos de alunos da própria escola, com as concertinas instaladas em todos os muros, a única rota de fuga das pessoas serão os portões de entrada e saída, ficando mais fácil para o agressor atingir seu objetivo.

Contratação de Segurança desarmada tem eficiência para a segurança das escolas?

R: Até certo ponto sim. Um segurança desarmado deve ser uma pessoa bem capacitada, bem equilibrada e ter os certificados exigidos pela legislação em vigor para não provocar danos maiores para o município, o que torna uma operação onerosa para o mesmo. Vale ressaltar que em caso de planejamento de invasão a uma escola que tem segurança, este passa a ser o primeiro alvo do agressor.

O que fazer se você (professor ou servidor de uma escola) se deparar com um invasor/agressor dentro de uma escola vindo ao seu encontro?

R: Você deverá seguir os protocolos do FBI, O protocolo é simples, primeiro: sempre correr. Se não for possível correr: se esconda. Em último caso: lute, mas lute injustamente, pois é entre você e ele, quem perder provavelmente morre. Não é um assalto onde você entrega o bem e pode sobreviver, neste caso ele está aí para te matar. Existem outras medidas que dependem de treinamento.