Prefeitura inicia mais um arrastão contra a Dengue.

20/04/2023

A Prefeitura de Paraíso, em uma força tarefa entre Vigilância Sanitária, Controle de Vetor e Assessoria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, mais um arrastão contra a Dengue, com o objetivo de frear os casos e eliminar os criadouros.

A situação em nosso município é muito PREOCUPANTE, já que estamos com 144 casos positivos, um número muito alto para um município no porte de Paraíso.

No primeiro arrastão, iniciado no dia 22 de março, foram encontrados 133 criadouros com larvas do Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Um número que representa o DESCASO DA POPULAÇÃO PERANTE UMA DOENÇA QUE A CADA DIA FAZ MAIS VÍTIMA.

Precisamos fiscalizar nossos quintais, não deixar água parada. A DENGUE MATA!

O arrastão será desenvolvido, novamente, pelos Agentes de Controle de Vetores e Agente da Saúde, e será iniciado na Rua Primavera, a partir das 8 horas.

Para que o resultado desse arrastão seja satisfatório, precisamos da COLABORAÇÃO DE TODOS, que permitam que os agentes entrem em suas residências, olhem os imóveis, quintais e orientem para evitar os criadouros.

A luta contra a dengue deve ser constante, porém, o arrastão vem para colaborar com o serviço já prestado pelos agentes da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do município. Os agentes e colaboradores percorrem todo o município, para recolher os materiais que servem como possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e orientar os moradores sobre a importância da prevenção de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

NOTIFICAÇÃO E MULTA

A população precisa ter consciência que a fiscalização dos Agentes é importante e necessária, e está prevista em Lei. A Lei Complementar n.º 1.381/22 dispõe que toda a pessoa que dificulta ou impede os agentes de fiscalizar o imóvel seja notificada, e se persistir pode ser multada.

Assim como as residências onde encontra-se larvas do mosquito, na primeira visita dos agentes a pessoa é orientada a eliminar os criadouros, na segunda visita (e novamente encontra-se larva) é notificada, na terceira vistoria é feito um auto de infração e persistindo é aplicado a multa.