Prefeitura realiza Arrastão de Combate à Dengue.

09/01/2024

O ano de 2024 começou com uma preocupação: o avanço de casos de dengue em nosso município. Fechamos 2023 com mais de 300 casos positivos da doença e as autoridades de saúde temem um aumento considerável no número de ocorrências, com casos mais graves e mais mortes.

Para tentar conter o surto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, iniciou no dia 03 de janeiro um Arrastão de Combate à Dengue, com ações conjuntas entre agentes de controle de vetores e agentes de saúde.

O objetivo é passar em TODOS os imóveis, fiscalizando, orientando e eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Para que a operação tenha resultados satisfatórios, é fundamental a COLABORAÇÃO DE TODOS, permitindo que os agentes entrem nas residências e quintais para inspecionar e orientar sobre como evitar focos de reprodução do mosquito.

A luta contra a dengue deve ser constante, mas essa mobilização pretende reforçar o trabalho já realizado rotineiramente pelos agentes da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. Eles percorrerão toda a cidade para recolher materiais que possam acumular água e servir de criadouros, além de orientar a população sobre a importância da prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya.

É importante destacar que a fiscalização dos agentes é prevista por lei. A Lei Complementar no 1.381/2022 determina que toda pessoa que dificultar ou impedir o trabalho dos agentes seja notificada e, persistindo a obstaculização, possa ser multada.

Da mesma forma, residências onde forem encontradas larvas do Aedes aegypti recebem primeiramente orientação para eliminar os criadouros. Na segunda visita, caso ainda haja focos, o morador é notificado. Na terceira vistoria com larvas, é lavrado um auto de infração. E persistindo a situação, pode ser aplicada multa.