Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Reunião de Planejamento do Censo 2022 mostra a dificuldade na coleta de informação com a população.

21/09/2022

Na tarde de ontem (20) o prefeito Toninho Sgobi e representantes das áreas da Saúde, Educação e Agricultura da Prefeitura receberam o Coordenador de Área Edson da Silva, o Agente Censitário Municipal João Vitor Penquez e a Coordenadora Censitária de Subárea Kátia Maestrelo Duarte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a 2ª reunião de Planejamento do Censo 2022, e apontou a dificuldade em coletar informações da população. 

De acordo com os coordenadores do IBGE a grande dificuldade dos recenseadores (que passam nas residências para realizar a pesquisa) são os moradores que se recusam a receber o mesmo, muitas vezes fingindo que não estão em casa, abaixando a TV, ou até mesmo espiando pela janela e não atendendo o IBGE. 

Essa recusa traz diversos problemas e compromete os dados finais do Censo. “Muitas pessoas ainda não têm noção de como é importante o IBGE. Muitas acham que se falarem que tem duas residências, por exemplo, uma residência o IBGE vai tomar. Isso não existe. Os dados do IBGE são extremamente importantes para praticamente todas as áreas, saúde, educação, agricultura e ciência, para o ramo imobiliário. Enfim, praticamente tudo é feito em cima de dados coletados pelo IBGE”, explica e acrescenta Edson “Por isso a importância de conseguir todos os dados, de maneira correta. Muitas decisões são tomadas em cima dos dados do IBGE”, ressalta. 

Em Paraíso, por enquanto, - já que a pesquisa ainda não acabou - 145 domicílios estão fechados, mas os coordenadores explicam, que nestes as pessoas se recusam a receber os recenseadores. Outros casos são de pessoas que recebem os recenseadores, mas se recusam a passar algumas informações, como a renda mensal, por exemplo. Edson explica que esses números são totalmente SIGILOSOS e ESSENCIAIS para dados saber como anda a economia brasileira. 

VAMOS CONTINUAR COM UMA SÉRIE DE MATÉRIAS PARA AJUDAR A POPULAÇÃO A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DO IBGE – O CENSO 2022 

FIQUE DE OLHO!!!