Trabalho intenso de visitas e notificação de Agentes faz com que o município registre somente dois casos de dengue.

26/05/2021

Com a pandemia e os diversos casos de Covid 19 em todo o mundo, a dengue passou a ser segundo plano de um modo geral, porém o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, ainda faz vítimas. Em nosso município, somente dois casos foram confirmados, e os dois são importados, ou seja, a pessoa se infectou em outra cidade.
Os poucos casos se dão devido ao trabalho intenso da equipe de Agentes de Controle de Vetores, que realizam visitas casa a casa constantemente, orientam moradores se encontrarem larvas ou possíveis criadouros nas residências. Além de residências, as equipes estão sempre fiscalizando terrenos baldios, área de reflorestamento e retirando possíveis criadouros do mosquito.
Em uma segunda visita, segundo o Supervisor Sanitário Wagner Manholer, se houver reincidência o morador é notificado. “O papel dos moradores é fundamental para que o município continue com poucos casos. Não podemos descuidar, temos que estar sempre de olho em nosso quintal e retirar possíveis criadouros”, ressalta Manholer.
Para que a cidade continue sem casos confirmados de Dengue a Equipe Municipal de Controle de Vetores, pede a colaboração de toda população na luta contra o Aedes, com cada um fazendo sua parte.

Cuidados:
• Tampe os tonéis e caixas d’água;
• Mantenha as calhas sempre limpas;
• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
• Mantenha lixeiras bem tampadas;
• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
• Retire água atrás da geladeira.

#XôDengue
#Xôcriadourodomosquito